Sociedade Ponto Verde atribui certificação 100R a Tivoli Hotels & Resorts
A Sociedade Ponto Verde atribuiu a sua primeira certificação 100R – Reciclagem 100% Garantida a uma cadeia hoteleira portuguesa. O Tivoli Lisboa, o Tivoli Marina Vilamoura, Tivoli Lagos e Tivoli Carvoeiro são as unidades certificadas do grupo Tivli Hotels & Resorts.
A certificação ambiental assegura que a empresa separa, para reciclagem, a totalidade dos seus resíduos, e de forma correcta. No entanto, esta certificação deve ser renovada anualmente. “Pretendemos gerir de forma mais sustentável os resíduos que são produzidos nos hotéis”, explicou a directora da qualidade do grupo hoteleiro.
A Sociedade Ponto Verde, que tem também a seu cargo a gestão dos resíduos de embalagem, avaliou a produção diária de resíduos e fez a respectiva caracterização, em indiferenciados, papel/cartão, plástico/metal e vidro, sendo que, em cada um dos hotéis, foi ainda “estabelecido o objectivo de reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados, incorrectamente separados, de forma a poderem ser recuperados para reciclagem”, explicou a empresa, em comunicado.
Assim, segundo o artigo do site Turisver, no Tivoli Lisboa o objectivo passa por reduzir em 15% o valor de resíduos indiferenciados, até ao fim do ano, enquanto nos três hotéis localizados no Algarve, onde o valor de resíduos indiferenciados é pouco elevado, a meta é a redução em 3%, até ao final do ano.
Já este ano, avançará a certificação do Tivoli Victoria, Victoria Residences e Tivoli Jardim, mas, ainda segundo Adriana Jacinto, “o objectivo é que todas as unidades obtenham a mesma certificação”. Para isso, estão previstas acções de sensibilização e formação dos colaboradores em todos os hotéis, iniciativas orientadas para a recuperação para reciclagem de mais materiais.