Oregon, EUA: 25 mil abelhas encontradas mortas



As colónias de zangões, abelhas e joaninhas estão agora mais pobres. Dezenas de milhares de insectos foram descobertos mortos num parque de estacionamento em Oregon, nos Estados Unidos. É a maior perda de polinizadores já documentada no oeste dos EUA.

É entre as abelhas que se registam as maiores perdas, com uma estimativa de 25 mil mortes e 150 colónias perdidas. As abelhas são cruciais para a agricultura em Oregon – e no mundo –, onde funcionam como polinizadores vitais de muitos frutos e sementes para agricultura.

“Eles estavam literalmente a cair das árvores”, disse Rich Hatfield, um biólogo de conservação, a respeito dos insectos. “No nosso conhecimento, esta é uma das maiores mortes registadas no oeste dos EUA. Foi doloroso de assistir.”

A Xerces Society for Invertebrate Conservation descobriu que 65 tílias do parque de estacionamento em causa tinham sido pulverizadas com insecticida Safari. O produto é descrito pelo fabricante Valent como um “super insecticida sistémico de absorção rápida” – e tóxico para as abelhas. Segundo os especialistas, o insecticida não pode ser aplicado nas árvores enquanto elas ainda estão em flor – exactamente o que terá acontecido.

O Departamento de Agricultura de Oregon não quer ainda atribuir culpas. Apesar de esta ser uma possibilidade muito forte para a triste ocorrência, as autoridades estão a debruçar-se sobre outras aplicações de pesticidas que podem ter ocorrido na área, avança o Treehugger.

O fenómeno não deixa de ser irónico, já que na semana passada se assinalou a Semana Nacional dos Polinizadores. A iniciativa anual serve para destacar o inestimável préstimo dos insectos, incluindo abelhas, pássaros, borboletas, morcegos e besouros.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...