MIT cria osso artificial impresso em 3D



Cientistas do MIT conseguiram produzir um osso artificial impresso em 3D que é tão leve e duradouro como um osso real. O novo material insere-se na busca pela criação de uma linha de matérias duráveis e eficientes que possam ser usadas para usos médicos.

Ao analisar os padrões estruturais encontrados em ossos naturais e madrepérolas, a equipa produziu um material impresso que imita a estrutura e o desempenho dos verdadeiros ossos.

O osso artificial é especialmente resistente, devido ao padrão hierárquico único dos seus dois principais componentes – colagénio e hidroxiapatita. O osso e a madrepérola são duráveis, por acção desses padrões, que estão dispostos em si de forma natural. Aos investigadores coube assumir a árdua tarefa de replicar esse arranjo biológico com materiais sintéticos.

A equipa descobriu a combinação ideal de dois polímeros sintéticos que, quando impressos em conjunto usando os padrões do osso, criam um material forte e leve. Mas a replicação do novo material ósseo do MIT é apenas um passo para o desenvolvimento de materiais resultantes de impressão 3D.

Markus Buehler descreve o processo de estudo dos padrões orgânicos do osso e a sua conversão em projectos de software de computador num novo estudo intitulado “Advanced Functional Materials” e financiado pelo Army Research Office.

MIT

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...