Crise das dioxinas está “sob controlo”, diz Comissão Europeia
Numa altura em que está a decorrer a International Green Week em Berlim, na Alemanha, a Comissão Europeia enfrenta a crise das dioxinas naquele país. Apesar de tudo, o organismo, que aproveitou a iniciativa para destacar o papel dos veterinários neste tipo de situações, considera que o problema está “sob controlo”.
No evento, o stand original da DG Sanco, Direcção Geral para a Saúde e Consumidores da Comissão Europeia, exibe seis vídeos, em estreia mundial, que mostra o papel dos veterinários, que, apesar de muitas vezes trabalharem na retaguarda, são “fundamentais” para a gestão deste tipo de crises, como, por exemplo, nos anos 90, com a crise das “vacas loucas”. Actualmente, estes profissionais estão envolvidos a diversos níveis na gestão bem sucedida da contaminação de dioxinas na Alemanha, sendo que a União Europeia se prepara para enviar para aquele país um grupo de especialistas do Food and Veterinary Office (FVO), comprovando o papel da Comissão Europeia na gestão da segurança alimentar.
Em simultâneo, e no âmbito do Ano Internacional do Veterinário 2011, é também lançado o concurso de fotografia a nível mundial “Veterinários no seu Dia-a-Dia”. Os fotógrafos, profissionais ou amadores, poderão fazer o upload das suas melhores fotos de animais de estimação, de exploração ou outros, sempre com um veterinário na imagem, no site oficial da iniciativa, que é lançada em conjunto com a OIE.
As candidaturas poderão ser submetidas até ao dia 31 de Março, sendo que, posteriormente, um júri especializado irá eleger as fotos mais originais e interessantes, seleccionando das cinco regiões do globo os vencedores. Os prémios incluem equipamento de fotografia e uma viagem, a Bruxelas e Paris, como convidados especiais da Conferência da Semana do Veterinário da União Europeia e da Sessão Geral da OIE, em Maio.