Maior evento contra o desperdício alimentar do mundo chega a Lisboa



No próximo domingo, 7 de Julho, o Jardim da Amnistia Internacional (Campolide), em Lisboa, recebe o Feeding the 5000, considerado o maior evento do mundo de combate ao desperdício alimentar.

Das 11h30 às 21h, os responsáveis pela iniciativa irão delegar em vários chefs de renome internacional uma sopa da pedra – será a maior sopa de pedra do mundo – como forma de explicar o quão fácil é reduzir a quantidade de comida que acaba no lixo. A sopa da pedra será confeccionada apenas com produtos alimentares que nunca chegariam às prateleiras das grandes superfícies – são produtos hortofrutícolas “não conformes”, ou carnes cujas embalagens de acondicionamento estão, de alguma forma, estragadas.

O evento é organizado pelo Movimento Zero Desperdício e Refood em conjunto com a Federação dos Bancos Alimentares e a equipa do Feeding 5K, encabeçada pelo seu criador, Tristam Stuart.

A iniciativa conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Campolide e do Turismo de Portugal – através da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

A Oikos, Fruta Feia, CESTRAS, AVAAL, Fundação Calouste Gulbenkian, Salesianos, Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), Nobre, Chapitô, Serve the City, Movimento Verde, Sociedade Ponto Verde, GCI são outros parceiros do Feeding the 5000 – Lisboa que promete para além da Sopa da Pedra muita animação, debates e workshops.

O projecto pretende ainda realçar que os governos, empresas e cidadãos comuns podem ajudar a reduzir a quantidade de comida que acaba, todos os dias, no lixo.

Recorde-se que o grupo Feeding the 5000 anunciou este semana que os agricultores quenianos estão a deitar fora 40% dos alimentos que produzem para o mercado europeu, uma vez que os vegetais e frutas são considerados “feios” para serem exibidos no supermercado.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...