CGD avança para Sistema de Gestão Ambiental
A Caixa Geral de Depósitos está a implementar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), um projecto que começou a ser trabalhado este ano, com vista à certificação ambiental do edifício-sede, e será uma realidade em 2014. Esta iniciativa faz parte da política de ambiente da empresa desde 2010, quando foi publicada no Programa Corporativo de Sustentabilidade.
A existência de um Sistema de Gestão Ambiental, entre outras valências e benefícios, permite documentar e gerir informação de desempenho ambiental, melhorando o cumprimento da Caixa em várias áreas – energia, emissões de CO2, resíduos, consumo de recursos, literacia e responsabilidade ambiental, entre outros.
“[Esta iniciativa permite] a optimização dos recursos disponíveis, minimização do desperdício, redução de consumo e, consequente, de custos”, explica a CGD em comunicado.
Permite também preparar a evolução da CGD em consonância com os “desafios que actualmente se impõem às várias economias – desenvolvidas, emergentes ou em vias de desenvolvimento – no âmbito da gestão do capital natural enquanto indicador macroeconómico”.
A implementação do SGA permitirá ainda estruturar e concentrar informação importante para a gestão corrente da CGD e para o cumprimento de leis e normativos em vigor, facilitando uma gestão de risco mais alargada e impulsionando a confiança junto dos stakeholders externos e colaboradores. “Contribui, adicionalmente, para a imagem e reputação da marca e para a percepção do exercício ético e responsável da actividade bancária”, continua a empresa.
Com esta estratégia, a CGD torna-se na primeira instituição financeira em Portugal a concretizar o sistema, transferindo para o accionista, colaboradores, clientes, empresas do Grupo CGD, mercado e cadeia de abastecimento uma visão de “confiança no futuro”.
“O sucesso deste processo, que tem o apoio da gestão de topo, depende do envolvimento de todos, da colaboração e empenho na implementação dos procedimentos e melhores práticas ambientais que conduzem à certificação e ao reconhecimento externo da gestão ambiental eficiente e responsável do Grupo CGD”, termina o comunicado da empresa.