Cadeia de fast food Taco Bell acaba com menus infantis
A cadeia de fast food Taco Bell anunciou a intenção de deixar de fornecer refeições infantis e brinquedos em todos os seus restaurantes dos Estados Unidos. As refeições para crianças deverão continuar a ser vendidas apenas até Janeiro de 2014.
A Taco Bell surge assim como a primeira cadeia de fast food norte-americana e eliminar totalmente as refeições para crianças. Este tipo de comida é uma grande atracção justamente para os mais pequenos – é por isso que a indústria vende mais de 1,2 mil milhões destes menus por ano nos EUA.
Segundo o USA Today, a decisão surge numa altura em que a empresa está sob uma crescente pressão por parte de pais, defensores da saúde e parlamentares determinados em melhorar a nutrição das crianças e em banir os brinquedos tentadores que lhe são oferecidos em menus pouco saudáveis.
Estas cadeias de restaurantes gastam cerca de €440 milhões (R$ 1,3 mil milhões) anualmente em marketing para as crianças com menos de 12 anos – €258 milhões (R$ 757 milhões) são gastos no licenciamento e produção de brinquedos.
No caso da Taco Bell, as refeições infantis representam apenas metade de 1% das suas vendas globais, de acordo com o CEO da empresa, Greg Creed. Durante mais de 12 anos, diz ele, os produtos para crianças não foram promovidos na televisão ou noutros meios de comunicação.