Os 11 carros convencionais menos poluentes à venda em Portugal (com FOTOS)
Os carros eléctricos são o futuro, mas as suas vendas ainda não reflectem a sua importância na mobilidade sustentável global. Portugal não foge à regra, e ainda teremos de esperar muitos anos para ver veículos eléctricos regularmente nas nossas estradas.
Os carros convencionais, porém, estão cada vez mais ecológicos. O portal Auto.pt elaborou uma lista dos 11 carros menos poluentes à venda em Portugal. Estes são os escolhidos.
Citroen C4
Versátil e completo, o Citroen C4 é uma alternativa familiar que lhe permitirá retirar todo o proveito possível de um automóvel de qualidade sem para isso contribuir para a destruição da harmonia ambiental. As suas versões 1.6 eHDi 115 apresentam emissões de CO2 extremamente reduzidas, sem para isso comprometerem a funcionalidade do veículo.
CO2 (g/km) – 100
Combinado (l/km) – 3.8
Hyundai i30
A versão 1.6 CRDI do Hyundai i30 é a principal solução oferecida pela marca coreana a quem procura por um familiar ecológico, mas também repleto de funcionalidades e com um motor de potência satisfatória. As emissões deste automóvel situam-se ao nível das do Citroen C4, partilhando assim com ele o estatuto de carro menos poluente de Portugal.
CO2 (g/km) – 100
Combinado (l/km) – 3.8
Honda Insight Elegance
Entre as berlinas disponíveis no mercado, a Honda Insight Elegance representa a mais ecológica de todas elas. Dotado de uma robustez subtil e elegante, este é um automóvel que não o fará sentir-se culpado por guiá-lo, uma vez que as suas emissões situam-se incrivelmente abaixo da média.
CO2 (g/km) – 101
Combinado (l/km) – 4.4
Skoda Octavia Break 1.6 TDi
No segmento das carrinhas, esta é a alternativa menos poluente a que poderá ter acesso. Equipada com um generoso motor de 105 cv, a Skoda Octavia constitui um automóvel de prestações satisfatórias que se revelará muito útil enquanto carro de família para o dia-a-dia.
CO2 (g/km) – 102
Combinado (l/km) – 4.0/3.9 (para a versão ambition)
Audi A3
O luxo, o conforto e a potência não impedem as versões 1.6 TDI sport e 1.6 TDI Attraction do Audi A3 de constituírem dois dos automóveis mais ecológicos a circularem nas estradas portuguesas, o que fazem deles óptimas opções a serem adoptadas por quem procura um carro exemplar a todos os níveis.
CO2 (g/km) – 102
Combinado (l/km) – 3.9
Golf VIII
Em todas as suas versões 1.6 TDI de 105 cv, o Volkswagen Golf apresenta emissões muito generosas, fazendo assim dele uma alternativa à altura do seu concorrente de peso, o Audi A3.
CO2 (g/km) – 102
Combinado (l/km) – 3.9
Seat Leon
Se está a pensar um Seat Leon mas está preocupado com emissões, então a versão que deverá escolher é o 1.6 TDI de 105 cv, uma vez que apresenta emissões extremamente baixíssimas, que pouco impacto exercerão no ambiente.
CO2 (g/km) – 102
Combinado (l/km) – 3.9
Toyota Aygo
Qualquer uma das suas versões 1.0 constitui uma alternativa verdadeiramente amiga do ambiente. Não só um carro caracterizado por consumos muito baixos, o Toyota Aygo é, também, uma opção ecológica que pouco prejudicial se revelará para si e para a natureza.
CO2 (g/km) – 102
Combinado (l/km) – 4.4
Nissan Pixo
Se vai comprar um Nissan Pixo, opte pelo 1.0 Vista. Com emissões que se situam nas 103 gramas por cada km, o 1.0 Vista é uma escolha sensata a ser feita por quem se preocupa com o ambiente que os rodeia.
CO2 (g/km) – 103
Combinado (l/km) – 4.4
Mini Clubman One D
Enquanto berlina de dimensões generosas, o Mini Clubman não só é um carro com um aspecto moderno e irreverente, como também uma opção muito pouco poluente.
CO2 (g/km) – 103
Combinado (l/km) – 3.9
Kia Picanto 1.0 TX
Esta é mais uma berlinda de dois volumes, atraente a todos os níveis e com emissões muito amigas do ambiente. Se procura um carro económico e ecológico, então o Kia Picanto é a solução perfeita para si.
CO2 (g/km) – 103
Combinado (l/km) – 4.2