Itália: Ponte abandonada recebe projecto de edifício sustentável



Um projecto arquitectónico da dupla francesa Phillippe Rizzotti e da Off Architecture quer transformar uma ponte que será brevemente desactivada, em Reggio Calabria, Itália, num condomínio sustentável.

O projecto foi desenvolvido para um concurso internacional de ideias promovido pela própria província italiana, que desafiou os designers a reimaginar uma nova solução sustentável para a ponte.

De acordo com o Inhabitat, a proposta transforma a ponte num condomínio vertical, injectando uma comunidade sustentável numa zona rural e sem o respectivo impacto ambiental. “Um excelente design e a verticalidade das casas permite ter privacidade e uma grande vista”, explica o site.

O júri considerou a inovação, estética, impacto social, económico e ambiental da proposta e escolheu a proposta francesa, que arrecadou 20 mil euros pelo conceito.

Paralelamente, todo o projecto se auto-sustenta: um projecto de energia geotérmica e um gerador irão providenciar electricidade limpa e local, enquanto a água da chuva será recolhida em tanques e filtrada para suprir as necessidades domésticas, através de um sistema de distribuição centralizado e aquecido. Finalmente, também as águas cinzentas serão filtradas e reutilizadas.

O concurso Solar Park South tem como objectivo encontrar estratégias de design verde inovadoras, radicais na sua abordagem e ambientalmente correctas.

Veja mais fotos do projecto no site Inhabitat.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...