China instala o parque eólico mais alto do mundo
A China fortaleceu a sua posição como líder em energias renováveis através da instalação do parque eólico mais alto do mundo. O feito consistiu na instalação de cinco turbinas eólicas no Tibete, por parte da empresa de energia Longyuan Power, a uma altura de 4.900 metros acima do nível do mar.
A instalação destas turbinas é a primeira fase de um grande projecto que acabará por incluir 33 turbinas eólicas. A empresa tem feito progressos impressionantes nos últimos anos, com os seus dispositivos totais de energia a gerarem mais de 2,5 milhões de MWh em Julho deste ano. Apenas em 2013, a Longyuan Power aumentou a sua capacidade de geração de energia eólica em 36,8%.
A China é um país imenso e as ineficiências nas redes de transmissão de energia podem conduzir a grandes perdas de electricidade de famílias e empresas. Espera-se assim que o novo projecto, implantado numa área remota mas rica em recursos, ajude a reduzir as perdas de transmissão eléctrica, contribuindo para o desenvolvimento económico da região.
De acordo com o Inhabitat, o objectivo final da Longyuan Power é a instalação de 33 turbinas com 96 metros de altura e capacidade de 1.500 kilowatts ao longo de mais de 126 hectares, em Nagqu County, para uma capacidade total de 49,5 MW.