Plâncton pode fazer parte da culinária do futuro
Os seres humanos, na verdade, comem tudo. Embora normalmente fiquemos horrorizados com esta característica duvidosa, ela deixa em aberto uma possível tendência de alimentação para o futuro: a comida à base de plâncton.
Na semana passada, em Inglaterra, os chefs Ángel León e Nuno Mendes serviram um menu de plâncton. Este incluía um cocktail de plâncton, um muito verde risoto de plâncton e arroz de plâncton.
Os chefs estão convencidos de que encontrar ementas à base destes microorganismos que flutuam nos oceanos se tornará cada vez mais comum. “Pense na forma como falávamos do sushi há 15 anos: esse é o lugar onde estamos agora com o plâncton”, disse León, de acordo com o Grist.
Mais afinal a que sabe esta iguaria? Segundo León, o plâncton é “sedoso quando misturado, oleoso e elegante, pungente no aroma, ainda que subtil, e deixa um longo gosto na boca”. Ao contrário do que possa pensar, este não é um ingrediente vegetariano – o plâncton inclui pequenas plantas, como algas, mas também pequenos animais.
De acordo com o chef, o plâncton também tem imensas propriedades antioxidantes. Será que a tendência vai receber a aprovação do público? O que acha, caro leitor: comeria plâncton.