Alcatel e IBM testam solução tecnológica para melhorar pontualidade dos comboios
A expressão “pontualidade suíça” pode ganhar, nos próximos tempos, toda uma outra dimensão, caso a solução tecnológica que a Alcatel-Lucent e a IBM estão a desenvolver para a Schweizerische Bundesbahen (SBB), empresa que gere caminhos-de-ferro suíços, seja bem sucedida.
A solução tecnológica pretende melhorar a pontualidade deste meio de transporte, na Suíça, aumentando assim a qualidade de vida dos cerca de 900 mil passageiros diários e dos destinatários das 220 mil toneladas de mercadorias que todos os dias são transportadas pela SBB.
De acordo com o PR Newswire, esta solução vai permitir “reconhecer e reparar mais de 50% dos problemas de atrasos da rede antes de estes afectarem o serviço”, o que se traduz numa economia anual de 1,6 milhões de euros. Para além, claro, de clientes mais satisfeitos.
A solução foi desenvolvida para garantir à SBB uma melhor visibilidade do seu sistema ferroviário, uma simplificação da gestão global deste mesmo sistema, eficiência e redução dos atrasos em 2.000 minutos por mês.
Com este sistema, a SBB pode controlar pelo menos 3.000 quilómetros de rede ferroviária e 800 estações. “Tentar gerir 7.000 quilómetros de via é uma tarefa gigantesca. Graças à solução fornecida pela Alcatel-Lucent e IBM conseguimos visualizar claramente toda a nossa infra-estrutura e responder aos problemas antes de estes poderem afectar as nossas operações”, explicou o chefe de divisão de gestão e serviços da SBB, Martin Schaeren.
Os suíços estão entre os maiores utilizadores de comboio do mundo, com uma média anual de 2077 quilómetros por habitante.