HP pede aos fornecedores para reduzirem emissões em 20% até 2020
A HP é a primeira grande empresa da área tecnológica a pedir aos fornecedores e parceiros de negócio para reduzirem as emissões de gases com efeito de estufa em 20% até 2020, tendo como referência os dados de 2010. A HP mede as emissões de gases com efeito de estufa dos seus parceiros desde 2008.
“A HP tem uma das maiores cadeias de fornecimento da indústria. É imperativo que a consiga gerir de forma eficiente, mas também ética e ambientalmente sustentável”, explicou o vice-presidente de operações da multinacional, Tony Prophet, depois do anúncio do objectivo.
Na verdade, a HP tem cerca de mil fornecedores de produção e dezenas de milhares de outros fornecedores, em seis continentes e mais de 45 países e territórios.
Nos últimos cinco anos, a HP adoptou um número de iniciativas que têm ajudado a reduzir as emissões dos produtos transportados em 190 mil toneladas métricas equivalentes a CO2. Um dos exemplos deste plano é a nova rota ferroviária negociada pela HP para levar os seus produtos da China para os mercados europeus.
“Sabemos que as emissões dos nossos parceiros de negócio não estão unicamente sob nosso controlo, mas podemos ter um impacto. Temos de olhar mais para fora das nossas quatro paredes”, explicou Zoe McMahon, director de responsabilidade social e ambiental da empresa.
Para tal, a HP está já a preparar um pacote de incentivos para os fornecedores que conseguirem atingir objectivos tangíveis de redução de emissões; está a expandir o programa de eficiência energética para os seus fornecedores de produção; está a criar projectos específicos para alguns dos maiores fornecedores; e a instalar novos programas de transporte eficiente.
Leia mais sobre a estratégia da HP no Business Green (em inglês).