Dezenas de casas da vila britânica de Hemsby levadas pelo mar (com FOTOS)
Várias casas da praia de Hemsby, em Norfolk, Inglaterra, caíram ontem e hoje ao mar, na sequência da tempestade Xavier, a pior dos últimos 60 anos no Norte da Europa. O café Caister-on-Sea, um dos mais populares da vila, também foi arrastado.
Segundo a imprensa britânica, sete bungalows foram também arrastados, à medida que a água se aproximou e levou a falésia. Por agora, o fenómeno parece ter parado – na verdade, rumou a Sul –, mas a tempestade deixou milhares de pessoas sem casa, as que viviam nas casas que caíram ao mar e as que, por precaução, tiveram de abandonar as suas.
As autoridades britânicas afirmaram esta manhã que as inundações nocturnas foram mais intensas do que o previsto. Ainda assim, a acção da protecção civil salvou várias vidas no final da tarde de ontem – a pessoas foram levadas para abrigos temporários.
As imagens impressionantes estão já a ser partilhadas pelos sites noticiosos britânicos e redes sociais.Ontem, dezenas de residentes fizeram um cordel humano para tentar salvar todos os animais domésticos e objectos das casas afectadas.
“Estávamos no pub quando ouvimos que a falésia ia cair, por isso fomos a correr tentar salvar algumas coisas. Pessoas que nunca tínhamos visto na vida vieram ajudar-nos, foi fantástico. Vimos a nossa cozinha partir-se ao meio, toda a casa colapsou à nossa vista”, explicou Steven Connoly. Steve e a sua mulher, Julie, conseguiram ainda salvar os dois gatos.
“Quando comprámos o bungalow, estávamos a dois metros da falésia. Sempre soubemos que havia o problema da erosão, mas nunca pensávamos que fosse tão cedo. Nem quero imaginar do que vai acontecer agora”, continuou o britânico.
A próxima maré cheia está prevista para Yarmouth, às 10h45 de amanhã. As casas junto ao mar podem ter o mesmo destino que as de Hemsby.
Veja algumas das imagens da derrocada.
[nggallery id=94 template=greensavers]