Siemens recebe maior pedido mundial de sempre para energia eólica
A multinacional alemão Siemens anunciou ontem ter recebido a maior encomenda mundial de sempre para energia eólica, um pedido que engloba o fabrico de 448 turbinas eólicas com capacidade para 1.050 megawatts.
As turbinas terão uma potência nominal de 2,3 MW cada e diâmetro de rotor de 108 metros e devem ser instaladas em cinco projectos diferentes no Iowa, nos Estados Unidos.
Em comunicado, a Siemens explicou que as turbinas serão fornecidas à MidAmerican Energy, num negócio que será o maior de sempre da indústria eólica. Ainda que não tenha divulgado números, a Siemens explicou que ficará também responsável pelos serviços e manutenção das turbinas eólicas.
O Iowa é um dos estados norte-americanos que lideram na energia eólica. Em 2012, 24% do total de geração de energia, em todo o estado, veio por fontes eólicas. Por outro lado, a nova encomenda irá fornecer 660 mil casas com energia renovável, num projecto que estará completo em 2015.
Recorde-se que o estado do Iowa está também prestes a receber o seu maior parque solar, uma infra-estrutura que será instalada por uma cooperativa rural na comunidade de Frytown. A construção estará concluída em Março de 2014 e irá satisfazer 15% das necessidades energéticas das 600 pessoas da cidade.