Amadora: zona industrial degradada é agora um parque temático ecológico (com VÍDEO)



Em Novembro, a Câmara Municipal da Amadora e Valorsul inauguraram um novo parque temático ecológico no concelho. Chamado Turma da Mónica, o parque substitui uma antiga zona industrial degradada – é, na verdade, o sonho de qualquer cidadão, ver um complexo industrial substituído por um parque ecológico.

O parque custou €670 mil e foi pago, na íntegra, pela Valorsul, na sequência de obrigações da empresa para com a Amadora. O parque reaproveitou cerca de 100 metros cúbicos de material orgânico, mil metros cúbicos de resíduos provenientes da demolição e 14 metros cúbicos de borracha reciclada.

Para além do material reutilizado, que foi transformado em equipamentos, foram instalados 21 bancos de jardim.

Mas a sustentabilidade do parque vai mais além: “Quando for cortada, esta relva vai directamente para a estação de tratamento de matéria orgânica, na Amadora. São dois metros cúbicos por corte”, explicou ao Economia Verde Fernando Queirós, da Valorsul.

O parque tem quatro mil metros quadrados e é o primeiro espaço temático da Banda Desenhada de Maurício de Sousa na Europa. O parque fica localizado na Fábrica da Cultura, uma zona da Falagueira que estava degradada, onde no passado se realizava o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.

“Nas escolas, as crianças começam já a ensinar os pais. E a mensagem chega muito mais rapidamente aos pais através dos filhos do que das campanhas de sensibilização ambiental”, concluiu Fernando Queirós.

O espaço é candidato a uma distinção no âmbito da semana europeia da prevenção dos resíduos. Veja o episódio 170 do Economia Verde.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...