Banco Mundial: um terço da comida produzida mundialmente é desperdiçada
Cerca de um terço da comida produzida a nível mundial nunca é consumido, o que significa que os preços estão a ser artificialmente inflacionados e vários recursos a ser gastos em vão. A conclusão é do último relatório do Banco Mundial, que revela que entre 25% a 33% da comida produzida é desperdiçada.
Tais dados significam também que, enquanto muitos países sofrem de subnutrição, cerca de 1.520 calorias são desperdiçadas nos países desenvolvidos. “A quantidade de comida desperdiçada ou não consumida é vergonhosa. Milhões de pessoas no mundo vão para a cama com fome e, ainda assim, milhões de toneladas de alimentos acabam no lixo ou são desperdiçadas mesmo antes de chegar ao mercado. Temos de lidar com este problema em cada país de maneira a melhorar a segurança alimentar e acabar com a pobreza”, afirmou num comunicado o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim.
O relatório sublinha ainda que cerca de 56% da totalidade de comida desperdiçada ocorre nos países desenvolvidos e a maior quantidade é desperdiçada durante o processo de fabrico.
Paralelamente, o documento indica que, apesar dos elevados preços da comida, os valores globais caíram cerca de 3% no último trimestre e a tendência deverá manter-se, já que os preços dos fertilizantes também deverão diminuir e as previsões meteorológicas são positivas para as culturas agrícolas.
Foto: notfrancois / Creative Commons