As fascinantes ruínas do metro de Rochester, Nova Iorque (com FOTOS)
Do sistema de transporte rápido da cidade de Rochester, no Estado de Nova Iorque, pouco resta actualmente. A rede de linhas de metro foi inaugurada em 1927 e encerrou no final de Junho de 1956.
O sistema foi construído numa ramificação do Canal Erie, que foi desactivada. Contudo, como tantas outras cidades, as ambições de Rochester rapidamente se viraram para os subúrbios e, com o investimento do município em estradas, o sistema de transporte rápido, que compreendia 24 estações, rapidamente deixou de ser utilizado.
Este transporte não era completamente semelhante ao metro, mas era referido pelos utilizadores como tal. Apenas uma pequena parte do percurso era feita debaixo de terra, sendo o restante percurso feito abaixo do nível das estradas mas à superfície.
Em 1947, estimava-se que o sistema fosse utilizado por 5,1 milhões de passageiros anualmente, refere a Atlantic Cities. Mas, com o advento do carro nos anos 1950, as autoridades municipais começaram a cortar no serviço.
Parte do percurso foi recentemente reaproveitado e integrado no sistema de transportes urbanos que liga Rochester a Nova Iorque. Contudo, as estações e os quilómetros de percurso restante tornaram-se locais de eleição para os graffiters e os exploradores urbanos. Esta antiga linha de metro de superfície pode ser livremente explorada já que que as estações não estão fechadas nem existe qualquer tipo de interdição. Veja algumas fotos deste fascinante pedaço da história da mobilidade.
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