Empreendedor cria cogumelos nas grutas de Mira de Aire (com VÍDEO)



Com 11 quilómetros de galerias subterrâneas, as grutas de Mira de Aire são as maiores do País e fazem parte das maravilhas naturais do nosso “rectângulo”. O que poucos sabem é que estas galerias subterrâneas são o local de trabalho de João Vieira, um empreendedor que produz aqui cogumelos.

Desempregado desde o fecho da Pausada da Juventude de Leiria, João pegou num sonho antigo e descobriu uma estufa natural nas grutas. “As grutas protegem das temperaturas altas e baixas. É como se fosse uma estufa com um sistema eficiente de rega”, explica João Vieira ao Economia Verde.

A gruta funciona como protecção contra os insectos, e até os 80% de humidade ajudam os cogumelos a crescer. “É uma produção ecosustentável e temos muitos exemplares de boas dimensões”, continuou João Vieira.

O empreendedor tem actualmente cerca de uma dezena de espécies de cogumelos, mas novas experiência são feitas todas as semanas. Por agora, João Vieira colhe 500 gramas de cogumelos por dia, que são usados no restaurante das grutas. A ideia é expandir a produção e começar a vender cogumelos à saída das grutas e outros estabelecimentos da zona.

Para os turistas sedentos de informações sobre os cogumelos foi criado um centro de interpretação, ainda em fase inicial. Mais um ponto de interesse para umas grutas que recebem 100 mil visitantes por ano.

Foto: Lourenço Tomás / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...