Escócia: projecto de energia das ondas vai levar electricidade a 175 mil casas
O maior projecto de energia das ondas do mundo acabou de receber mais uma parcela de investimento – €62 milhões (R$188 milhões) – que levará a primeira energia limpa através das ondas a casa de 42 mil cidadãos escoceses. O MeyGEn consiste num conjunto de 269 turbinas submersas que, quando estiver concluído, levará electricidade a cerca de 175 mil casas.
A primeira fase do projecto funcionará com 61 turbinas – que electrificarão as tais 42 mil casas – e arrancará no final deste ano. A electricidade chegará à rede pública em 2016. “Hoje estamos a assistir à transformação de um sector. O MeyGen é um dos desenvolvimentos de energia renovável mais excitantes e inovadores do mundo e a energia das ondas é um player sério no mercado global da energia”, explicou o director da MeyGen e CEO da Atlantis, a empresa por trás do projecto, Tim Cornelius.
Quando estiver totalmente concluído o MeyGen terá 398 MW em turbinas subaquáticas, que serão ligadas a uma infra-estrutura construída fora de água.
Segundo o Inhabitat, o MeyGen é o primeiro projecto de energia das ondas em larga escala a conseguir financiamento, o que está a ser visto como uma oportunidade para o sector se expandir e se tornar apetecível para os players da área da energia.
De acordo com especialistas em energia, a energia das ondas tem potencial para fornecer 20% de toda a energia do Reino Unido. Um número demasiado impactante para ser ignorado.
[nggallery id=875 template=greensavers]