Werder Bremen: um estádio auto-suficiente e que ainda electrifica 500 casas
É conhecida a ambição germânica de garantir 80% da sua energia através das fontes renováveis até 2050 – o plano chama-se Energiewende – e o futebol, desporto por quem os alemães são completamente apaixonados, não podia ficar atrás.
Em Bremen, o clube local mudou para a energia limpa em 2008. “As nossas cores são o verde e branco. O verde representa a consciência ambiental e o branco a paz. É importante para nós e temos muito apoio da comunidade, por isso queremos dar-lhe algo de volta”, explicou ao The Guardian Klaus Filbry.
Apesar dos anos de glória do Werder Bremen estarem há muito ultrapassados – está em último lugar na Bundesliga, longe dos tempos em que participava na Champions League – o clube continua a ser um dos icónicos do campeonato alemão, também devido a iniciativas como esta.
“Toda a electricidade que produzimos vai para a rede, através de um acordo com a empresa EWE”, continuou Filbry. Os fãs também são chamados a participar, podendo comprar 1% da sua electricidade através da que é produzida no estádio, que tem uma capacidade solar de 1,2MW e produz o suficiente para se auto-alimentar e ainda electrificar entre 400 a 500 casas por ano.
Neste caso, o acordo é ainda mais interessante: quanto melhor a equipa jogar, mais baixa é a tarifa de electricidade – não é o caso deste ano, porém.
O Weser Stadium tem 200.000 módulos solares fotovoltaicos, bem identificados em fotos aéreas, e tem até um restaurante também electrificado com outros painéis solares.
Toda a fachada e tecto solar custaram €11,5 milhões (R$ 35 milhões). “Economicamente, apenas chega ao break-even, mas a equipa acredita que o marketing compensa tudo. Todos conseguem ver o Weser Stadium do ar, mal cheguem de avião a Bremen. E ilumina toda uma região”, conclui Christian Bartsche, porta-voz da EWE e fanático do Werder Bremen.
Mas ainda pode ser feito mais. Segundo Filbry, há a possibilidade de colocar turbinas eólicas na iluminação, até porque a região é muito ventosa. Para quando os estádios portugueses – os elefantes brancos do Euro e os outros – com uma estratégia semelhante?
Reveja a estratégia de sustentabilidade do Estádio do Dragão, no episódio 27 do Economia Verde.