Investigadora portuguesa distinguida pela NASA



Ana Júlia Cavaleiro, investigadora do Centro de Engenharia Biológica (CEB), da Universidade do Minho (UMinho), foi premiada pela NASA no 12.º Workshop Internacional sobre Ambiente e Energias Alternativas, num evento dedicado à temática

“Aumentar a Resiliência da Missão Espacial através da Sustentabilidade”. Ana Cavaleiro foi premiada com o 2º lugar na categoria Melhor Apresentação Oral, tendo sido a única portuguesa distinguida no evento.

A investigadora, que integra o grupo de investigação BRIDGE – Grupo de Biorrecursos, Biorremediação e Biorrefinaria, do CEB, foi reconhecida pelo seu trabalho “Engineered bioremediation of deep hydrocarbon-contaminated sites”, um projecto focado no uso de microrganismos anaeróbios para a limpeza de solos e águas subterrâneas contaminados com hidrocarbonetos alifáticos – os principais constituintes do petróleo bruto ou dos produtos petrolíferos.

A sua investigação centra-se na procura de soluções para contaminações dos solos por hidrocarbonetos de petróleo, um problema ambiental com impacto mundial.

Organizado pela NASA e os parceiros europeus – Agência Espacial Europeia (ESA) e Centro para o Programa de Prevenção da Poluição (C3P), o evento teve lugar no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Florida, Estados Unidos da América. A participação da investigadora no evento foi financiada pela Fundação Luso-Americana (FLAD).

Esta é já a segunda vez que a NASA premeia o trabalho desenvolvido pelo Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho. Já na edição de 2013 desta iniciativa, em Frascati, Itália, Ângela Abreu, investigadora do CEB, conquistou o prémio Melhor Apresentação Oral, com o trabalho “Biohydrogen production using bionanocoatings for immobilizing highly efficient hydrogen-producing bacteria”.

O Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho é um centro de investigação, altamente tecnológico, que opera nas principais áreas da Biotecnologia e Bioengenharia. Em atividade desde 1995, e desde 2002 distinguido com o grau Excelência, o Centro tem como principal objetivo a integração entre a engenharia e as ciências da vida, de forma a potenciar o desenvolvimento de bioprocessos industriais inovadores.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...