Calculadora determina emissões de C02 das refeições
Quer saber qual o impacto que o seu pequeno-almoço tem no ambiente? E quais os alimentos que emitem mais CO2 para atmosfera? Então, conheça a calculadora da Bon Appétit Management, empresa de restaurantes sustentáveis, que permite determinar o impacto das refeições diárias dos consumidores no planeta.
Segundo a Bon Appétit Management, a alimentação é responsável por 1/3 de todas as emissões globais de CO2, sendo possível, através de refeições mais sustentáveis, reduzir em 25% os impactos individuais.
A calculadora funciona de acordo com um sistema de pontos e baseia-se na quantidade de CO2 necessária para produzir e transportar cada ingrediente. “Os pontos obtidos são baseados na avaliação do ciclo de vida dos alimentos realizada no âmbito de uma investigação conduzida por um grupo de especialistas”, explica a empresa.
Deste modo, a ferramenta permite ao consumidor conhecer os alimentos com maior e menor impacto ambiental e fazer escolhas conscientes, de modo a ajudar a melhorar a sua saúde e a do planeta.
Legumes, fruta, carne e peixe são alguns dos itens que a calculadora contempla individualmente na categoria “Faz a tua própria refeição”, para além de exemplos de menus que surgem frequentemente nas principais refeições do dia – pequeno-almoço, almoço e jantar.
Por exemplo, é possível comparar os pontos de CO2 de um prato de cereais com banana e de outro prato com bacon e ovos e verificar que a diferença é significativa.
Pode calcular as emissões das suas refeições no site www.eatlowcarbon.org e, assim, diminuir a sua pegada ecológica à mesa.