Porto: Único curso de microbiologia de Portugal assume carácter internacional
A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto oferece, na licenciatura em Microbiologia, e já a partir do ano lectivo (2011/2012), a opção de turmas inteiramente leccionadas em inglês. As primeiras aulas arrancam em Setembro.
Esta, aliás, é a única formação disponível na área em Portugal, adquirindo, assim, um carácter assumidamente internacional. Dirigida a um público sobretudo estrangeiro mas também a quem, no País, procura um perfil multinacional, este novo percurso de ensino promove uma ligação estreita com o mundo empresarial.
Durante três anos, os estudantes têm acesso a uma formação de qualidade, nomeadamente nas vertentes da Bioquímica e Biotecnologia. A abrangência do curso faz com que os licenciados possam integrar diferentes áreas de intervenção como, por exemplo, agro-alimentar, farmacêutica, controlo e gestão de qualidade nas áreas clínica e ambiental, entre outras. Além disso, possibilita o acesso a um programa que tem como base a ligação a antigos alunos da instituição e que ocupam, actualmente, posições de referência no mundo profissional.
O suporte científico desta formação é garantido pela investigação desenvolvida no Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da ESB, que detém actualmente o estatuto de Laboratório Associado do Estado. O CBQF integra laboratórios temáticos, entre os quais vários dedicados à Microbiologia, onde é possível a realização de investigação aplicada a diferentes sectores, como Alimentação e Saúde, Nutrição, Risco e Segurança Alimentar, Ambiente e Sustentabilidade.