Inédito mundial: Câmara de vídeo transmite ninho de cagarro em directo, nos Açores. Veja aqui.



Uma câmara de vídeo está a transmitir em directo, 24 horas por dia, um casal de cagarros no seu ninho, situado na Ilha do Corvo, nos Açores. Este é um projecto inédito em todo o mundo e pode ser visto na internet por qualquer pessoa.

Aceda aqui à câmara (para entrar terá de utilizar, como user e password, a palavra “spea”). O site está ainda em fase de testes.

Segundo explicou a SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), associação responsável pelo projecto, em comunicado, esta é uma das acções de divulgação do projecto LIFE+ “Ilhas Santuário para Aves Marinhas”, uma parceria de várias instituições para a recuperação das aves marinhas dos Açores e dos seus habitats.

A câmara está online há cerca de dois dias, e pelos comentários que podem ser lidos no site, o casal de cagarros, em lua de mel, têm estado calmos. Ainda assim, e de acordo com o coordenador do projecto, Pedro Geraldes, já foi “um ovo posto no dia da criança”. “[Foi] um bom augúrio para esta iniciativa. Nos próximos meses poderemos acompanhar o crescimento deste cagarro a partir de qualquer parte do mundo”, continuou.

O cagarro é a Ave do Ano eleita pela SPEA e é uma das espécies mais emblemáticas dos Açores. “Este é um resultado interessantíssimo e motivador. Temos uma câmara a seguir detalhadamente a incubação e, quem sabe, os primeiros piares de um jovem cagarro. É uma enorme oportunidade científica e de promoção ambientel”, explicou, por sua vez, o director regional dos Assuntos do Mar dos Açores, Frederico Cardigos.

O projecto conta com o apoio da Portugal Telecom.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...