Conheça o sistema de partilha de bicicletas de Hangzhou, o que mais cresceu no mundo



Há três anos, o sistema de partilha de bicicletas de Hangzhou, uma cidade no sudeste da China, tinha 2.800 bicicletas e 61 estações de recolha. Um número normal, considerando que o serviço tinha sido lançado em Maio de 2008 e esperava ainda a aprovação dos seus cerca de sete milhões de cidadãos.

Hoje, passados três anos, Hangzhou tem o sistema de partilha de bicicletas que mais cresceu em todo o mundo, sendo um caso de estudo de sucesso global: 2050 estações de recolha e umas fantásticas 51.500 bicicletas, que são utilizadas diariamente por 240 mil cidadãos.

De acordo com o Menos Um Carro, há bicicletas espalhadas por toda a cidade, incluindo nas zonas residenciais dos subúrbios, para que a luta ao veículo privado seja real.

Para além de existir uma verdadeira integração entre o sistema de partilha de bicicletas e a rede de transportes públicos de Hangzhou – ao contrário de outras cidades -, o facto de as estações de recolha de bicicletas terem pouca distância entre elas – 200 a 300 metros, no centro da cidade – está a ser dado como argumento para o seu sucesso.

O funcionamento do sistema de partilha de bicicletas é simples, sendo o aluguer gratuito na primeira hora de utilização. A partir deste período é cobrada uma pequena taxa. Por outro lado, não é necessário andar à procura de um lugar para estacionar, bastando apenas deixar a bicicleta na estação de serviço mais próxima.

De acordo com um estudo realizado na cidade, o sistema de bicicletas público de Hangzhou foi o que obteve a maior taxa de satisfação, relativamente a outros projectos desenvolvidos. Os cidadãos referem que, com o crescente tráfego rodoviário, as bicicletas tornam as viagens mais rápidas e convenientes.

Para melhorar a mobilidade na cidade chinesa, estão previstas 175 mil bicicletas até 2020.

Fique com um vídeo sobre a evolução do sistema de partilha de bicicletas de Hangzhou, desde que foi lançado.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...