Dupla criativa belga quer recriar Senhor do Adeus em fachada lisboeta



[nggallery id=1780 template=greensavers]

Os artistas Bart Baele e Yves Degryse, que fazem parte do colectivo criativo belga Berlin, lançaram um projecto de financiamento colectivo que pretende desenhar uma imagem do Senhor do Adeus na fachada de um prédio lisboeta.

O projecto pretende utilizar um sistema engenhoso de bolas rotativas, desenhadas por Manu Siebens e Joris Festjens, que podem ser movidas através de uma aplicação online. Ao movê-las, o braço esquerdo do Senhor do Adeus – desenhado em azujejo – mexe-se, acenando a quem passa.

A iniciativa precisa de, pelo menos, 729 contribuintes, num total de €28.000 de financiamento – o projecto foi colocado no site de crowdfunding RocketHub.

O Senhor do Adeus – ou João Manuel Serra – tornou-se conhecido por, durante mais de uma década, acenar aos condutores e pessoas que passavam perto da zona do Saldanha. Como confessou o próprio à revista Única, publicada então pelo Expresso, essa era a sua fórmula para afugentar a solidão. “Essa senhora é uma malvada, que me persegue por entre as paredes vazias da casa. Para lhe escapar, venho para aqui. Acenar é a minha forma de comunicar, de sentir gente”.

“Estou sujeito a que me chamem maluco, mas não me importo. Da minha solidão sei eu”, explicava.

No dia da sua morte, em 2011, centenas de portugueses desceram às ruas para acenar aos condutores e peões, uma forma de homenagear João Manuel Serra.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...