A cidade que ficou irreconhecível depois da erupção do vulcão Calbuco (com FOTOS)
A erupção do vulcão Calbuco, no sudeste do Chile, obrigou mais de 4.000 pessoas a deixarem as suas casas em localidades até 30 quilómetros do centro do fenómeno, de acordo com o Governo e imprensa locais.
Uma delas, Puerto Varas, ficou completamente irreconhecível e os seus cidadãos temem pela sua saúde. A cinza cobriu carros, casas e equipamentos urbanos de Puerto Varas mas também Puerto Montt, o que levou o Governo a decretar, ontem, o estado de emergência. É que o Calbuco é o mais perigoso entre os cerca de 90 vulcões activos do Chile.
“Este vulcão entrou em erupção várias vezes nos últimos cem anos. Às vezes dura um dia, outras várias semanas”, explicou ao Mail Online o professor David Pyle, que estudou as erupções do Calbuco nas últimas décadas. “Por agora, a actividade acalmou. Mas não sabemos o que poderá acontecer nos próximos dias”.
Segundo Miguel Diaz, que vive em Puerto Montt, a 22 quilómetros de Calbuco, as pessoas entraram em pânico com a erupção. “Ouvi um barulho muito alto, como se alguém tivesse detonado uma bomba atómica.”
[nggallery id=1754 template=greensavers]