A história bizarra do mais conhecido parque de diversões de Berlim (com FOTOS)



O Kulturpark Planterwald, parque de diversões aberto em 1969 no bairro de Treptow, Berlim, foi um dos mais importantes projecto da Alemanha comunista, a da leste, e durante 20 anos convenceu milhões de pessoas a visitá-lo.

Em 1990, o parque foi comprado por Norbert Witte e a sua mulher Pia, dois conhecidos artistas locais, reabrindo no ano seguinte como um parque de diversões de 30 hectares. Embora os Witte tivessem um início bem sucedido, com 1,5 milhões de visitantes anuais, o negócio começou a decair e o parque foi fechado em 2001 – a família acabou por mudar-se para o Peru.

De 2001 até Março, o parque regressou, progressivamente, à natureza. O cenário apocalíptico chegou mesmo a ser utilizado para filmar algumas cenas do filme Hanna. Em Março passado, o Governo de Berlim comprou os direitos da propriedade e mandou os antigos proprietários retirar as infra-estruturas abandonadas. O objectivo era reconstruir um parque, desta vez para as famílias passearem e deixarem lá algum do tempo dos seus fins-de-semana.

No fim-de-semana passado, porém, um fogo destruiu o que sobrava do complexo, e os planos, já então em stand by, poderão ficar uma vez mais adiados. Esta não é a primeira vez que, no Green Savers, falamos de um parque de diversões em decadência. São estruturas enormes que, com o abandono, se tornam autênticos fantasmas urbanos -como a Feira Popular de Lisboa – o que não deixa de ser uma pena para todos os que vivem à sua volta.

Veja algumas fotos do Kulturpark Planterwald.

Fotos: Marco Hamersma, Chris Grabert, David Rush, W. Forster, Jan Bommes / Creative Commons

[nggallery id=827 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...