Palma de Ouro é o primeiro e único troféu na história do cinema feito com ouro ético



O Festival de Cannes regressa este ano para mais uma edição, mais concretamente a 74.ª, que vai decorrer de 6 a 17 de julho. O prestigiado festival internacional de cinema atribui ao melhor filme o  Palma de Ouro (em francês, Palme d’or),  um troféu que em 1998 foi redesenhado e criado pela marca de joalheria Maison Chopard.

Com mais de 20 anos, o Palma de Ouro é uma verdadeira jóia esculpida à mão, composta por 19 folhas de ouro amarelo repousadas sobre uma almofada de cristal de rocha. Leva 40 horas a ser produzido por 5 artesãos, pesa cerca de 1.3 quilogramas e tem um comprimento de 13,5 centímetros.

Em 2014 este troféu sofreu uma transformação: passou a ser o primeiro e único troféu na história do cinema feito com ouro ético. No seguimento do programa sustentável lançado pela Chopard “Journey to Sustainable Luxury” o Palma de Ouro passou a ser feito com ouro amarelo sustentável, com certificação Fairmined, tornando-se um troféu socialmente e ambientalmente responsável.

 





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