Acidificação dos oceanos pode estar a criar peixes inimigos



Os peixes são criaturas íntimas o suficiente para formarem grandes grupos com outros peixes que lhes são familiares, evitando, assim, os predadores e aumentando as probabilidades de encontrar um parceiro.

Contudo, com o aumento dos níveis de dióxido de carbono nas águas oceânicas, que as torna mais ácidas, os peixes podem estar a perder a habilidade de se reconhecerem uns aos outros, tornando-se menos amistosos. O novo comportamento foi verificado por investigadores da Universidade James Cook, na Austrália.

Os cientistas desta instituição de ensino, liderados por Lauren Nadler, quiseram perceber como é que os peixes vão lidar com o aumento da acidificação dos oceanos e recriaram em laboratório as condições marinhas e estudaram o comportamento dos animais. Um dos aquários teste possuía água do mar e o outro aquário água do mar enriquecida com dióxido de carbono.

Os peixes juvenis demoram normalmente cerca de três semanas para fazerem laços com outros peixes e aprenderem a reconhecê-los. Mais tarde, em adultos estes peixes tendem a formar grupos com os outros peixes que conheceram quando eram mais jovens. Contudo, o estudo verificou que os peixes que habitavam as águas acidificadas não tinham preferência por outros peixes em particular aquando da formação de grupos para defesa de predadores, segundo o Grist.

Este comportamento invulgar é causado pelas maiores concentrações de dióxido de carbono que alteram os neuro-receptores dos peixes. “Isto prejudica os sentidos básicos, como a visão e o olfacto, que são vitais para o reconhecimento dos peixes”, indicam os cientistas.

“Estes resultados revelam que a acidificação pode ter importantes implicações para os peixes tropicais, cujo habitat já está ameaçado pelas alterações climáticas. A familiaridade é uma importante arma de defesa, particularmente num ecossistema rico em predadores, como as barreiras de coral”, afirma Lauren Nadler.

Foto:  Natalie Maynor / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...