Água de Luso lança embalagem de Natal que pode ser reutilizada como embrulho
O Natal é uma das épocas do ano em que mais resíduos se produzem, tanto em Portugal como no resto do mundo. Estima-se que, nesta quadra, sejam desperdiçados cerca de 12 milhões de rolos de papel de embrulho, o equivalente ao abate anual de 3 milhões de árvores. Estes números reforçam a importância e a relevância de reutilizar embalagens, mais ainda no período festivo que se aproxima.
Motivada pelo desperdício de papel que acontece neste final de ano, a Água de Luso apresenta uma iniciativa que une inovação, sustentabilidade e uma ação com “impacto direto (e positivo) no ambiente”. O novo Ecopack de Natal é uma edição especial disponível em três padrões inspirados na época festiva, concebida para ser facilmente reutilizada como embrulho natalício, revela em comunicado.
Segundo a mesma fonte, “este gesto de cuidado ganha um propósito ainda maior porque a Água de Luso, através da Fundação Luso e em parceria com a Fundação Mata do Bussaco, compromete-se a plantar uma árvore na Serra do Bussaco por cada embrulho criado a partir do Ecopack de Natal”.
Na prática, como funciona? Após consumir os 10 litros de água do Ecopack de Natal, o consumidor deve retirar o saco do seu interior e aí pode reutilizar a embalagem de cartão como embrulho natalício. Depois, basta registar o resultado com uma fotografia e enviá-la para a marca, através de uma mensagem direta para o Instagram @aguadeluso.
Por cada registo recebido (que confirma a reutilização do Ecopack como embrulho), será plantada uma árvore. A todos os que quiserem amplificar ainda mais este gesto nas redes sociais, a marca convida à partilha dos embrulhos nos stories ou no feed, identificando a conta oficial da marca e usando a hashtag #LusoEcopackNatal.
“Somos parte das famílias portuguesas há muitas gerações e, neste Natal, quisemos celebrar os gestos de cuidado através do nosso formato familiar, o Ecopack, que só por si já é uma solução de menor impacto ambiental, pois apresenta uma redução de 59% de plástico por litro quando comparado com um garrafão de 5.4L”, explica Rita Torres, responsável de Marketing de Água de Luso®. E acrescenta: “Ao lançarmos esta edição especial, queremos não só estar à mesa dos consumidores durante a quadra festiva, como junto da árvore de Natal, uma vez que a embalagem foi pensada para ser reutilizada como embrulho para um presente”.
A inovação e a sustentabilidade são pilares essenciais que fazem parte da jornada de Água de Luso®. “Com esta iniciativa, um presente para alguém especial será convertido num presente nosso para o futuro, pois enquanto marca queremos continuar a proteger e a preservar o ecossistema da Serra do Bussaco, reforçando o nosso papel como guardiã de um recurso tão natural e essencial à vida como é a água”, reforça Rita Torres.
Ao longo dos anos, a Fundação Luso já dinamizou várias ações de plantação e reflorestação na Mata do Bussaco, tendo já sido plantadas cerca de 65.000 árvores e arbustos autóctones.
O Ecopack de Natal chega aos hiper e supermercados na primeira semana de dezembro, estando disponível nas principais cadeias retalhistas.