Águas do Centro Litoral vai reabilitar equipamentos em 13 ETAR num investimento de 4,7 ME

A empresa Águas do Centro Litoral (AdCL) vai reabilitar equipamentos em 13 estações de tratamento de águas residuais (ETAR) num investimento de 4,7 milhões de euros, foi hoje anunciado.

Green Savers com Lusa

A empresa Águas do Centro Litoral (AdCL) vai reabilitar equipamentos em 13 estações de tratamento de águas residuais (ETAR) num investimento de 4,7 milhões de euros, foi hoje anunciado.

O concurso público para a empreitada de conceção-construção de reabilitação e substituição de pontes raspadoras de 13 ETAR do sistema multimunicipal do Centro Litoral, num valor base de 4,7 milhões de euros (ME), foi publicado na quinta-feira em Diário da República.

À agência Lusa, a AdCL explica hoje que este concurso está dividido em três lotes. O primeiro, denominado “Lote 1 – Polo Ria”, no valor de 3,69 milhões euros, inclui as ETAR de Espinho, Cacia e Ílhavo.

O “Lote 2 – Polo Mondego”, de 320 mil euros, abrange as ETAR de Lousã, Miranda do Corvo, Alagoa-Arganil, Ribeira de Moinhos, vila de Condeixa, Zona Industrial de Condeixa e São Silvestre.

Por fim, o “Lote 3 – Polo Lis”, no valor de 690 mil euros, contempla as ETAR do Coimbrão, Olhalvas e Zona Industrial da Marinha Grande.

A empreitada “visa a substituição de equipamentos eletromecânicos, a reabilitação dos equipamentos existentes e ainda a substituição/reabilitação das pontes raspadoras dos decantadores e espessadores e dos desarenadores”, adianta a empresa.

“Estas pontes têm como finalidade garantir que resíduos como areias e gorduras, no caso de desarenadores, e lamas, no caso de decantadores, sejam removidos no processo de tratamento”, esclarece a AdCL, notando que aquelas são “parte integrante do tratamento das águas residuais” e “garantem que a ETAR opere de maneira eficiente, removendo eficazmente os contaminantes da água residual antes de ser descarregada no meio hídrico”.

Segundo a AdCL, “após vários anos desde a entrada em funcionamento das ETAR, estes equipamentos têm sofrido a influência do ambiente corrosivo onde se inserem, desgaste natural, sendo necessária a sua manutenção”.

A AdCL refere que “esta intervenção vai permitir devolver o estado de condição estrutural e funcional inicial aos equipamentos com uma reabilitação/substituição robusta e duradoura”.

A Águas do Centro Litoral tem a concessão, por um período de 30 anos, até 2045, da exploração e da gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Litoral de Portugal.

Esta é uma sociedade constituída em 2015 e participada pela Águas de Portugal, SGPS, SA e por 29 municípios distribuídos pelos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Porto e Santarém.

“O Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Litoral de Portugal abrange a captação, o tratamento e o abastecimento de água para consumo público, e a recolha, o tratamento e a rejeição de efluentes domésticos e urbanos, e a receção de efluentes provenientes de limpeza de fossas séticas”, refere o seu sítio na Internet.

A empreitada agora lançada insere-se nos “investimentos de manutenção dos equipamentos existentes e de substituição de equipamentos” no âmbito do “processo de tratamento das águas residuais até à devolução no meio hídrico, acompanhando o desgaste dos equipamentos instalados”, refere ainda a AdCL.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.