Alemanha produziu tanta energia renovável que pagou aos consumidores para a usarem



No domingo, 8 de Maio, a quantidade de energia eólica e solar produzida na Alemanha foi tão alta que as empresas do sector tiveram de pagar aos clientes para a consumirem. Com contrário, a rede eléctrica poderia colapsar.

A situação parece – e é, na verdade – ridícula, mas verdadeira. Segundo o Quartz, as condições desse domingo foram tão propícias à produção de energias renováveis, que o País chegou aos 87% do total de energia consumido por essa via. “Este dia demonstra novamente que um sistema com grandes quantidades de energia renovável trabalha bem”, explicou Christoph Podewils, que pertence ao think tank Agora Energiewende.

Como resultado, os preços de energia na Alemanha desceram tanto que, durante algumas horas de domingo, entraram em territórios negativos. Ou seja, quem estivesse a consumir energia, durante essas horas, terá provavelmente sido pago para isso. Metaforicamente, claro.

Em média, a Alemanha já produz um terço da energia que consome através das renováveis – as eólicas lideram o crescimento deste sector, com mais 50% de produção de energia em 2015, tendo em conta o período homólogo.

Ainda assim, a Alemanha continua a ser o país da União Europeia que mais carvão utiliza, sendo que esta fonte de energia continua em crescimento, uma vez que está a substituir o gás natural.

Como outros países europeus, sobretudo nórdicos, a Alemanha exporta energia em excesso, durante algumas partes do dia, e importa-a quando os níveis de geração deixam de cumprir s requisitos do país.

Em termos de mix de renováveis, avança o Fast Coexist, a Alemanha continua abaixo da Dinamarca, que está no caminho de atingir metade da sua energia através das eólicas. Em Setembro do ano passado, aliás, a Dinamarca passou um dia inteiro sem ser “alimentada” por centrais eléctricas.

Foto: Jako Jellema / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...