Alunos do 2.º Ciclo vão aprender a andar de bicicleta na escola já este ano



Esta é uma da apostas do programa Desporto Escolar até 2025 de forma a incentivar este meio de transporte sustentável.

O projeto que estava em fase piloto no ano passado, em 31 agrupamentos, vai ser alargado ao 2º ciclo já a partir de setembro, avança o Jornal de Notícias.

Para este alargamento o Governo vai investir três milhões de euros na aquisição faseada de bicicletas, de diferentes tamanhos, valor este inserido no Plano de Recuperação e Resiliência, informou o Ministério da Educação.

O objetivo é que as crianças tenham contato com este desporto, e aprendam a pedalar, dentro do recinto escolar e, mais tarde, na via pública, de forma a que estejam aptos a utilizar a bicicleta tanto de forma competitiva como meio de transporte sustentável.

Segundo o Jornal de Notícias, os alunos terão de se inscrever na modalidade nas horas atribuídas à atividade pelas escolas, sendo que estas poderão alargar o ensino do ciclismo a outros níveis de ensino.

A aposta até 2025 do programa Desporto Escolar passará também pelo reforço da oferta de modalidades com foco nas olímpicas e nos desportos de praia, e a aproximação ao desporto federado e a clubes desportivos locais.

Poderão ser criados mais centros de formação desportiva, em parceria com autarquias ou federações desportivas, indica o mesmo jornal.

Para Avelino Azevedo, presidente da Confederação Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto, este programa é “excelente”, mas deixa o alerta de que as escolas e professores ainda não sabem como irá ser operacionalizado. “A regulamentação é determinante para se aferir o alcance”, sublinha Azevedo, citado pelo JN.

“Sem mais financiamento e um reforço substancial nas horas não se conseguirá” alargar a oferta ou aumentar o nível competitivo, assegura Avelino Azevedo. No próximo ano, voltam a ser atribuídas “22 600 horas por semana, que correspondem a cerca de 1030 docentes a tempo completo”, explicou o ME ao JN.

Para o vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Sandro Araújo, o projeto que prevê o alargamento do Desporto Escolar sobre Rodas a todas as escolas do 2.º ciclo “só peca por vir mais tarde do que o desejado”, deixando ainda o alerta de que além da aquisição das bicicletas, “sejam garantidas as condições de manutenção das bicicletas, para que as frotas sejam devidamente preservadas”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...