Hoje celebra-se o Dia Sem Compras para protestar a sociedade de consumo



Esta sexta-feira dia 23 celebra-se o Dia Sem Compras, uma efeméride mundial criada como forma de protesto conta a sociedade de consumo e combater o Black Friday – “feriado” que começou nos EUA mas que tem ganho terreno também por terras Lusas.

A efeméride foi criada por Ted Dave, um artista de Vancouver, organizada pela primeira vez no Canadá em 1992 como “um dia para a sociedade examinar o seu problema com o excesso de consumo”. Em 1997, o dia foi transferido para o mesmo dia da Black Friday, um dos maiores dias de consumo nos EUA.

 

Repensar a forma como consumimos
O dia é ideal para repensar a forma como consumimos e muitas vezes compramos produtos de que realmente não temos necessidade. É uma chamada de atenção para o facto de que todos os produtos que compramos têm um impacto ambiental, seja pelos materiais que precisamos de retirar da Terra, seja pela energia usada, que na sua maioria provém de combustíveis fósseis e acaba por contribuir para o excesso de CO2 na atmosfera e mudanças climáticas.

É preciso também repensar a forma como os materiais são descartados depois de usados e criar uma economia circular, em que os produtos são pensados desde a sua génese até deixarem de ter utilidade de modo a que possamos reutilizar os materiais.

Neste momento, estamos a consumir recursos mais depressa do que a Terra consegue restaurar. O Earth Overshoot Day assinala o dia em que passamos a viver a crédito por já termos gasto os recursos desse ano, e o dia tem vindo a assinalar-se cada vez mais cedo. Este ano foi em 1 de agosto.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...