Arroz com césio radioactivo encontrado no Japão
Pela primeira vez desde o desastre nuclear de Fukushima, foram detectados níveis elevados de césio radioactivo no arroz japonês, de acordo com a BBC. O arroz foi plantado a 60 quilómetros da malograda central nuclear, numa zona que foi considerada fora de perigo.
“O Governo japonês está a considerar a proibição de cargas desde essa área. O arroz estava a ser preparado para a venda num mercado, mas nenhum chegou a ser vendido”, afirmou a BBC, que cita fontes locais e o governante Osamu Fujimura.
Ao longo dos últimos meses, vários foram os avisos de contaminação de produtos alimentares – carne, cogumelos ou chá verde – mas é a primeira vez que estes medos chegam ao arroz, um dos produtos mais consumidos no Japão.
Segundo as autoridades responsáveis por esta descoberta, existem várias dificuldades em rastrear a radiação, sobretudo porque esta se terá espalhado para a parte este do País, através do vento e chuva.
Vários governos locais lançaram centros de testes para tentar garantir que os produtos vendidos nos mercados e supermercados não se encontram contaminados. E, caso estejam, que esta radioactividade não entre na cadeia alimentar japonesa.
Na semana passada – e pela primeira vez – também a área metropolitana de Tóquio começou a realizar estes testes, sobretudo para descansar os cidadãos mais ansiosos.