As algas são um poderoso filtro ambiental



São muito requisitadas na cosmética, na medicina e cada vez mais populares entre os que apreciam alimentos alternativos, mas ao que parece as algas têm um papel ainda mais importante na descontaminação do meio ambiente.

Multifacetadas, recentemente as algas entraram também no mundo dos têxteis, dos biocombustíveis e da indústria do papel. À medida que vamos descobrindo as suas potencialidades, percebemos que têm um estatuto bem mais importante do que supúnhamos na mãe natureza.

Em Paris já são utilizadas para despoluir a cidade. A primeira coluna capaz de capturar a mesma quantidade de CO2 que cem árvores, foi instalada na Place Alésia, no 14º bairro da capital francesa. Trata-se de uma espécie de aquário luminoso, povoado por micro-algas, um projecto que nasceu da colaboração do grupo Suez com a startup Fermentalg e que está a ter grande impacto público.

Entretanto, discute-se também a introdução das algas na dieta das vacas, nomeadamente entre países produtores de gado bovino como a Irlanda. É que segundo um estudo da Universidade James Cook, na Austrália, se se adicionar 2% de algas secas à dieta de bovinos, as emissões de metano que se fazem a partir das suas fezes, diminuirão em 99%.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...