Asteróide gigante passou entre a Terra e a Lua
Um asteróide, já conhecido pelos astrónomos, passou perto da Terra esta quarta-feira, a uma distância inferior à que separa o planeta da Lua. Contudo, o asteróide passou sem qualquer perigo de colisão. De acordo com a NASA, as hipóteses de o asteróide embater na Terra era uma em dez milhões.
O corpo rochoso, conhecido como 2014 DX110, possui cerca de 30 metros de diâmetro e o mais perto da Terra a que esteve, segundo o USA Today, foi a 348 mil quilómetros, cerca das 21h00 GMT, a mesma hora de Lisboa. A Terra dista da Lua cerca de 385 mil quilómetros.
O trajecto deste asteróide já era seguido pela agência espacial norte-americana, já que o corpo rochoso faz parte do grupo de asteróides que atravessa a órbita da Terra, tal como o asteróide de Chelyabinsk, que no último ano caiu sobre a Rússia.
Segundo a NASA, existem provavelmente 25 mil asteróides com órbitas de pelo menos 100 metros de diâmetros que passam perto da Terra. Contudo, apenas 25% destes milhares de asteróides estão identificados.
Foto: Howard Dickins / Creative Commons