Auchan Retail Portugal reduz desperdício alimentar em 19%

A propósito do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, a Auchan destaca os avanços da empresa na luta contra o desperdício, tendo conseguido reduzir o desperdício alimentar em 19% e valorizar 92% dos seus resíduos em 2024. Estes resultados sublinham a sua visão de “Alimentar uma vida melhor e preservar o planeta”, um pilar fundamental da atuação da empresa, que envolve o trabalho diário dos cerca de 12.000 colaboradores, refere em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o compromisso da retalhista reflete-se, ainda, no seu forte apoio às comunidades e instituições. O investimento anual e o número de associações apoiadas têm crescido consistentemente: em 2025, até 31 de agosto, a empresa doou alimentos no equivalente a 2,9 milhões de euros a 162 instituições a serem apoiadas.
Já em 2024, alcançou 4,3 milhões de euros, estendendo o apoio a 169 instituições, o que representa um crescimento de 3,3 milhões de euros e o apoio a mais 46 instituições desde 2022. Este esforço conjunto visa não só minimizar o desperdício, mas também garantir que mais alimentos cheguem a quem precisa, contribuindo para um futuro mais sustentável e equitativo.
“Na Auchan, assumimos esta responsabilidade de combater o desperdício com seriedade, investindo em soluções que não só minimizam o desperdício na origem, mas garantem também que mais alimentos chegam a quem precisa. Com o nosso projeto “Militantes do Desperdício Zero”, implementamos uma gestão operacional rigorosa e dinamizamos projetos de sensibilização para as nossas equipas e clientes. É um caminho contínuo, e estamos empenhados em construir um futuro mais sustentável e equitativo para todos. Para isso, procuramos parceiros que nos ajudem a consolidar a nossa mensagem, como a Too Good to Go e apoiamos projetos que promovam a economia circular, ao mesmo tempo que trabalhamos a consciência interna para este tema”, afirma Rita Cruz, Diretora de Sustentabilidade da Auchan Retail Portugal.
No âmbito desta efeméride, a Auchan sublinha ainda o seu papel ativo na promoção da economia circular dos produtos em fim de vida, seja para uso interno ou através da integração no processo produtivo de parceiros.
Exemplos notáveis incluem a produção de cerveja a partir de pão ou kombucha de casca de laranja, demonstrando a inovação e o compromisso da empresa com a valorização de recursos. Em 2024, por exemplo, a Auchan salvou 488 toneladas de alimentos através de iniciativas de economia circular. A parceria com a Too Good To Go (TGTG) tem sido fundamental para resgatar alimentos; desde 2022, a Auchan já salvou 367 900 refeições através desta plataforma, com 109 toneladas de alimentos salvas em 2024 apenas com a TGTG.