O palácio feito de sal, Bolivia

 

O hotel Palácio de Sal, na Bolívia, faz verdadeiramente jus ao seu nome, sendo construído, literalmente, de sal. Localizado no Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo, o Palácio do Sal já é, por ele próprio, um destino turístico.

A decisão por utilizar sal como material de construção teve como pano de fundo a escassez de outros recursos na região. Assim, os blocos de sal são práticos e um material de construção natural utilizado para construir os chãos, paredes, tectos e até mobília dos quartos.

Construído em 2007, o Palácio do Sol recebe turistas a caminho dos Andes. O hotel está organizado como palácio, com grandes quartos comuns, um bar, restaurante e spa, 16 quartos privados e casas de banho que se parecem a iglos.

Antes do Palácio do Sal, um outro hotel foi construído no Salar de Uyuni, nos anos 90. No entanto, ele acabou por ser fechado – e presumivelmente destruído – devido a problemas ligados ao saneamento básico e gestão de resíduos no deserto.

Este hotel, no entanto, tem todas estas questões resolvidas e só pede aos hóspedes que cumpram uma regra: é proibido lamber as paredes, para não afectar a integridade da sua estrutura.

Deixar uma resposta