Câmara de Guimarães vai alargar projecto de hortas comunitárias a todo o concelho



A autarquia vimaranense vai estender o projecto Horta Pedagógica e Social, lançado em 2009, às restantes freguesias do concelho de Guimarães. A iniciativa prevê a criação de novas hortas públicas com o objectivo de incentivar a prática da agricultura biológica e de desenvolver actividades ligadas à educação ambiental.

Através da nova Rede Municipal de Hortas Comunitárias, a câmara de Guimarães “pretende garantir a melhoria da qualidade de vida das populações, ampliar a experiência prática e sensorial da ligação com a natureza e aumentar os benefícios decorrentes da prática da agricultura urbana, quer para as pessoas, quer para o ambiente, designadamente, através do melhor aproveitamento dos solos e do equilíbrio do ciclo hidrológico urbano”, lê-se em comunicado da autarquia.

Uma das novidades da rede de hortas em relação ao projecto da Horta Pedagógica e Social é a possibilidade de instalar talhões inclusivos, para que pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida possam cultivar as hortas sem limitações e constrangimentos.

A actual Horta Pedagógica e Social, que via servir de inspiração à nova Rede Municipal, está lotada com mais de 500 utentes, tendo ainda alguns talhões de terra reservados ao desenvolvimento de projectos inovadores na área da experimentação agrícola.

Foto: Guimarães Digital





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...