Câmara de Lisboa lança baralho com sugestões de passeios saudáveis
A Câmara Municipal de Lisboa apresentou ontem um baralho de 52 cartas com sugestões de percursos alternativos a pé, bicicleta ou transportes públicos e que podem ser feitos em vários pontos da capital ou nos concelhos de Sintra, Almada, Setúbal, Cascais e serra da Arrábida.
De acordo com o vereador do Ambiente e Espaços Verdes, José Sá Fernandes, numa primeira fase os baralhos estarão apenas disponíveis na Livraria Municipal. Mais tarde, serão também postos à venda nos quiosques e papelarias de Lisboa.
“Quando quisermos podemos tirar uma carta e vamos passear até ao local sugerido. A maior parte dos percursos pode ser feita a pé”, explicou o vereador.
José Sá Fernandes dedicou o dia de ontem a anunciar mais novidades sustentáveis. Assim, a ciclovia da Alameda D. Afonso Henriques vai ser inaugurada no verão de 2012. Por outro lado, a rua Nova do Carvalho, no Cais do Sodré, vai passar a estar fechada ao trânsito a partir de dia 22, para poder receber várias actividades.
Em Novembro, a rua, que é muito frequentada à noite, devido sobretudo à presença dos bares Tokyo e Jamaica, terá também diversas esplanadas.
O vereador revelou ainda que a Câmara Municipal de Lisboa vai abrir novos locais de estacionamento para bicicleta em dez mercados municipais espalhados pela cidade, e que no dia 22, quinta-feira, haverá nas escolas Virgílio Ferreira, em Carnide, e BEM 2,3, de Telheiras, acções de formação sobre como se deve estacionar uma bicicleta.