Camião do lixo híbrido, ecológico e silencioso já circula em Cascais (com VÍDEO)



Depois de um período de testes em Cascais, Lisboa e Porto, a Auto Sueco – representante da Volvo em Portugal – colocou o seu primeiro camião do lixo híbrido no concelho cascalense. O camião arranca a diesel mas rapidamente passa para o sistema eléctrico, o que o torna, inclusive, despercebido nas ruas por onde circula. Isto apesar das suas 14 toneladas.

“É o primeiro camião do lixo híbrido que colocamos em Portugal. Consome muito menos combustível, poluí menos o ambiente e é silencioso”, explicou ao Economia Verde Carlos Feliciano, director comercial do grupo Auto Sueco.

O camião pode ser visto nas ruas do concelho de Cascais. “A tecnologia híbrida chegou ao sector dos camiões, finalmente conseguiu-se perceber-se a energia eléctrica associada a este tipo de utilização”, continua Carlos Feliciano.

A condução eléctrica é assegurada por 14 baterias, sendo o sistema automático e recarregável enquanto se circula.

Segundo Luís Capão, administrador-executivo da Cascais Ambiente, o concelho gasta cerca de 400 mil litros de combustível por ano na recolha de lixo – entre €5 e €6 milhões por ano. O novo camião garante uma redução de 30% no consumo de combustível e metade da poluição sonora.

De acordo com Carlos Feliciano, o camião paga-se em três ou quatro anos. A partir daí, as poupanças são crescentes.

Veja o episódio 126 do Economia Verde.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...