Casos de sarampo disparam na Europa



O sarampo está a regressar em força à Europa. Só nos primeiros seis meses de 2018, a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que foram infetadas mais de 41 mil crianças e adultos, um número que excede em muito os números totais reportados para os 12 meses dos anos anteriores. Por exemplo, 2017 tinha sido até agora o ano com maior número de casos desde 2010, com 23 927 indivíduos infetados. Para comparação, 2016 tinha registado apenas 5273 casos.

A diretora regional da OMS para a Europa, Zsuzsanna Jakab, pede a todos os países que “implementem imediatamente medidas abrangentes e adequadas ao contexto para impedir a propagação da doença.” Jakab acrescenta que “A boa saúde para todos começa com a imunização e enquanto o sarampo não for eliminado não cumpriremos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Os países com mais infeções foram França, Georgia, Grécia, Itália, Federação Russa e Sérvia, com mais de mil infeções. Na Ucrânia, este número chegou às 23 mil pessoas.

O sarampo é um vírus altamente contagioso e que se espalha facilmente. Para evitar surtos é necessário que pelo menos 95% da população esteja vacinada contra a doença. Infelizmente, esta percentagem varia bastante consoante a região europeia, o que propicia os surtos de sarampo como os que se têm vindo a verificar. Em algumas zonas, a percentagem de vacinação é inferior a 70%.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...