China: governo censura documentário viral sobre poluição no país



O Governo da China mandou retirar da internet um documentário – que se tornou viral em poucas horas – sobre a poluição atmosférica no país. “Under the Dome”, como que chama, retrata a investigação pessoal de Chai Jing, um antigo jornalista televisivo, que confronta a questão do smog, do ponto de vista da mãe de um recém-nascido.

O documentário foi lançado no Youku, o relativo chinês do Youtube, tendo rapidamente atingido milhões de visualizações tanto na China como no resto do mundo. A popularidade inicial do documentário parece ter sido tolerada pelo Governo – e até visto como um sinal da vontade governamental renovada em combater o problema da poluição, escreve o TreeHugger.

Porém, uma semana depois de ter sido divulgado, o vídeo foi censurado pelos líderes chineses. Apesar de ter sido retirado do Youku, o documentário continua no Youtube, onde pode ser visualizado com legendas em inglês.

O documentário foi também noticiado em vários meios de informação chineses, mas a meio da semana as noticias sobre o trabalho de Chai Jing começaram a ser censuradas e desapareceram da agenda dos media, sem qualquer explicação.

“Under the Dome” foi já comparado a documentários como “A Verdade Inconveniente”, de Al Gore, e a “Primavera Silenciosa” de Rachel Carson.

Foto: digital-dreams / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...