China: site vai permitir aos cidadãos reportar problemas em ciclovias e passeios
Durante anos, a China foi a Meca da mobilidade sustentável, com as suas bicicletas como imagem de marca. O panorama mudou nos últimos 10 anos, com um aumento do número de carros e motas nas estradas – 20 vezes maior em 2010 que em 2000 – e o desenvolvimento das grandes auto-estradas, que incentivaram os cidadãos a comprarem veículos de quatro rodas.
Hoje, porém, vive-se uma espécie de lento regresso ao passado, com os chineses a procurarem novamente meios de transporte mais sustentáveis, como os autocarros, comboios, metro ou bicicleta.
É na sequência desta tendência que o Beijing Transport Research Center (o centro de pesquisa de transportes da capital, Pequim) e o Banco Mundial lançaram, em parceria, um novo site, que permite aos cidadãos reportar eventuais problemas em ciclovias e passeios.
Os problemas são reencaminhados para as cidades e governos regionais e ajudarão os planeadores urbanos a melhorarem o seu trabalho diário, em tempo real.
A plataforma poderá ser acedida através de computador, aplicações para smartphone, sms ou redes sociais.
Segundo conta a Reuteurs, milhares de voluntários percorreram as ruas e ciclovias de Pequim o último domingo, tendo apresentado as suas reclamações: desde carros estacionados em vias para bicicletas, ausência de estações ou parque de estacionamento para veículos de duas rodas ou zonas pedestres em risco de serem abalroadas por transportes motorizados.
Todas as reclamações são colocadas num mapa e estão disponíveis para todos os utilizadores visualizarem – e comentarem.