Ciclistas respiram três vezes mais ar poluído que os peões



Quem se desloca de bicicleta pelas ruas da cidade circula mais perto dos tubos de escape dos carros, a principal fonte de poluição do ar, o que faz com que esteja exposto a uma maior quantidade de ar em más condições, segundo o Menos Um Carro.

Neste sentido, o projecto Life+Respira tem como objectivo mostrar que é possível melhorar a qualidade do ar através de critérios de sustentabilidade, e a planificação urbanística, tendo em conta a vegetação urbana, e aplicar novas tecnologias, como os pavimentos fotocatalíticos, visando impedir 35 a 40% da poluição.

O governo espanhol tomou como cidade referência Pamplona, já que 80% das cidades europeias têm uma dimensão semelhante. O projecto, com a duração de três anos, realizará 100 acções de comunicação, com o objectivo de “promover o uso da bicicleta”, que actualmente é utilizada por 3,5% da população.

O projecto Life+Respira é liderado pela Universidade de Navarra e conta com o esforço de 114 ciclistas voluntários que estão dispostos a medir a qualidade do ar nas suas viagens em duas rodas, em Pamplona. Para isso, irão instalar na sua biciclata um pequeno dispositivo equipado com sensores que detectam os principais poluentes do ar.

A partir das informações recolhidas, cerca de cinco milhões de dados por mês durante dois anos serão utilizados para criar um mapa da poluição do ar em Pamplona e será desenvolvido um planificador de rotas saudáveis.

Esta iniciativa baseia-se na necessidade de controlar e melhorar a qualidade do ar nas cidades europeias, contribuindo para uma melhor qualidade de vida urbana. De acordo com a Agência Europeia do Ambiente, a poluição do ar causa 370 mil mortes prematuras por ano na Europa. Além disso, o custo económico com as doenças é de 400.000 milhões de euros por ano.

Foto: Giuseppe Milo / Creative Commons





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