Cidade da Guarda vai vender ar puro em frascos de vidro.



Uma parceria entre o Teatro Municipal da Guarda (TMG) e a empresa municipal Culturguarda vai passar a vender o ar puro da cidade serrana como se fosse um produto gourmet. De acordo com o director artístico do TMG, Américo Rodrigues, o ar da cidade mais alta de Portugal vai ser vendido durante a quadra natalícia, em frascos de vidro, a €5 (R$ 12,1) a unidade.

Naquela que é uma mistura de acção de marketing com objecto artístico, o público-alvo são os emigrantes da Guarda, que poderão abrir os frascos quando “sentirem um forte apelo das raízes ou uma forte saudade”.

Segundo o Diário de Notícias, que dá credibilidade à notícia, este será um “produto exclusivo para exportação”, incluíndo aromas a queijo da Serra, essência de morcela e fragrância de giesta.

Os promotores deste ar puro da Guarda explicam que, no momento de abrir o frasco, o utilizador deve “inalar profundamente até sentir os pulmões vibrarem de emoção”. Ao Diário de Notícias, Américo Rodrigues recusou que se tratasse de uma burla ou brincadeira.

“No fundo, é um objecto de marketing, a partir de uma ideia muito simples: a Guarda tem o melhor ar de Portugal”, explicou, salientando que esta estratégia visa “promover a Guarda como cidade da saúde” mas também “do ponto de vista artístico”.

O ar, que está a ser vendido no café concerto do TMG, pertence à “colheita de 2011”, recolhido em locais emblemáticos da cidade como o cimo da Sé Catedral ou na Torre de Menagem (o ponto mais alto da cidade, a 1.056 metros de altitude).

“Está cientificamente provado que o ar da cidade mais alta de Portugal é de elevada pureza e tem propriedades consideradas altamente benéficas para a saúde”, disse, lembrando que já teve um sanatório “exemplar” para tratamento de doenças do foro respiratório.





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