Cientistas criam novo sistema de produção de combustível para aviação neutro em CO2
O setor da aviação é responsável por 3,8% do total das emissões de dióxido de carbono (CO2) da União Europeia e por 2,5% das globais. Além do CO2, este é também responsável pela emissão de outros gases poluentes, como o óxido de azoto (NOx) e o monóxido de carbono (CO).
À procura de uma alternativa de combustível de aviação mais sustentável, uma equipa de cientistas da ETH Zurich, no âmbito do projeto SUN-to-LIQUID da União Europeia, criou um novo sistema de produção de combustível querosene que não recorre ao petróleo bruto. Água, dióxido de carbono e luz solar: são estes os ingredientes que dão origem à nova alternativa, neutra em carbono.
Para este processo o grupo criou um pequeno complexo industrial, onde colocou 169 painéis fotovoltaicos de rastreamento solar e uma torre solar. Os painéis redirecionam e concentram a radiação solar num reator solar colocado no topo da torre. A energia solar, por sua vez, dá origem aos ciclos de reação de oxidorredução no reator solar, a água e o CO2 são convertidos em gás de síntese, e este gás é depois enviado para um conversor de gás para líquido, onde é processado em combustíveis de hidrocarbonetos líquidos.
“Com a nossa tecnologia solar, mostramos que podemos produzir querosene sintético a partir de água e CO2, em vez de derivá-lo de combustíveis fósseis. A quantidade de CO2 emitida durante a combustão de querosene num motor a jato é igual à consumida durante a sua produção no complexo industrial. Isso torna o combustível neutro em carbono, especialmente se usarmos CO2 capturado diretamente do ar como ingrediente, algo que esperamos fazer num futuro próximo“, explica Aldo Steinfeld, autor por correspondência do estudo.